MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Biblioteca – Campus Leopoldina

Biblioteca Alberto Freire de Carvalho

CEFET-MG

CURRÍCULOS: MODELOS E ORIENTAÇÕES

Última modificação: Quarta-feira, 10 de novembro de 2021

MODELOS DE CURRÍCULO 

Um bom Currículo deve trazer informações sobre a sua história de trabalho e formação profissional. É através dele que a equipe de Recursos Humanos (RH) buscará alinhar o perfil do candidato aos objetivos da empresa.

Mas qual modelo de Currículo preencher e enviar? Será que é tudo a mesma coisa?

Com o objetivo de ajudar você, estudante, a biblioteca traz aqui dez modelos de Currículo para diferentes situações. Para baixar e preencher, basta clicar no link do modelo desejado.

MODELO Nº 1: Para estágio ou o primeiro emprego. Nele, a principal informação a ser preenchida é sua formação profissional.

MODELO Nº 2: Para àqueles que já possuem alguma experiência profissional e gostariam de destacá-las como um fator que os torna aptos para assumir o cargo pleiteado.

MODELO Nº 3: Esse modelo abrange os dois primeiros vistos até aqui, mas permite dar um destaque especial à formação e competências adquiridas, como cursos de formação continuada, pós-graduação e idiomas falados.

MODELO Nº 4: Para àqueles que, embora já tenha tido alguma experiência profissional, ainda está em fase de desenvolvimento na carreira e buscam uma porta de entrada em determinada organização.

MODELO Nº 5: Para àqueles que já possuem uma boa experiência profissional em determinado ramo e desejam destacar também a formação acadêmica.

MODELO Nº 6: Para àqueles que reúnem experiência e ampla formação em sua área de atuação.

MODELO Nº 7: Para os que pleiteiam uma vaga de gerente, temos um modelo clássico e bem completo, onde o candidato poderá inserir experiências que adquiriu e que o torna apto para um cargo de posto elevado.

MODELO Nº 8: Parecido com o modelo anterior, esse modelo de Currículo permite que experiências e formação profissional sejam ainda mais destacada.

MODELO Nº 9: Para os que já estão em um estágio avançado na carreira e desejam pleitear o cargo de diretor geral de uma organização (CEO), esse modelo permite que seja relatada, de forma objetiva, o caminho trilhado pelo profissional até chegar ao seu atual nível de competência.

MODELO Nº 10: Para àqueles que desejam destacar títulos e realização em âmbito acadêmico.

Referências:

JAGER, Márcia Elisa et al. Workshops sobre Preparação Curricular e Comportamento em Entrevista. Revista de Administração da UFSM , [Sl], v. 11, n. 3, p. 581-594, dec. 2018. ISSN 1983-4659. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/14318 >. Data de acesso: 15 março de 2020. doi: http://dx.doi.org/10.5902/1983465914318.

REDAÇÃO. 17 modelos de currículos para baixar e preencher. Exame, 14 de janeiro de 2016. Disponível em: <https://exame.com/carreira/12-modelos-de-curriculo-para-baixar-e-preencher/>.