MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Biblioteca – Campus Leopoldina

Biblioteca Alberto Freire de Carvalho

CEFET-MG

O QUE É TRABALHO?

Sexta-feira, 12 de março de 2021
Última modificação: Sexta-feira, 1 de julho de 2022

ENTENDENDO O TERMO PARA ALÉM DO CAPITALISMO!

A palavra trabalho deriva do latim tripalium ou tripalus, uma ferramenta de três pernas que imobilizava cavalos e bois para serem ferrados. Curiosamente era também o nome de um instrumento de tortura usado contra escravos e presos, que originou o verbo tripaliare cujo primeiro significado era “torturar”.

Vemos um pouco desse sentido na nossa sociedade hoje. Não é difícil encontrar pessoas se queixando de ter que “trabalhar”. Esse trabalho cansativo e alienante, que nos transforma em uma espécie de máquina virou até filme: Charlie Chaplin – Tempos Modernos.

Na verdade, acontece que a categoria trabalho em seu sentido histórico e ontológico é muito mais do que emprego e mão de obra assalariada. O trabalho é histórico, pois vem sendo desenvolvido ao longo do tempo pela humanidade, e também é ontológico, isto é, a produção do próprio ser dos homens. A Educação Profissional e Tecnológica oferecida pelo CEFET-MG pretende formar para o trabalho nesse sentido ampliado, possibilitando ao estudante a capacidade de intervir em sua realidade e transformá-la. Quer ver como Educação para o Trabalho, sendo esse princípio educativo, pode, na prática, transformar vidas? Então veja esse vídeo e se emocione: William Kamkwamba – Legendado – Como eu dominei o vento.

Logo, o trabalho:

é intelectual

O trabalho surge na mente humana com base nos conhecimentos adquiridos. Por isso mesmo, o trabalho é uma atividade essencialmente humana, pois só nós podemos vislumbrar o produto de um trabalho sem ainda tê-lo executado. Logo, essa capacidade de projetar o que queremos construir a partir dos recursos disponíveis na natureza é o que nos humaniza e diferencia dos animais.

Conheça o novo site da biblioteca (1)

Embora muitos fiquem impressionados com as várias tecnologias de última geração, o fato é que tudo isso é produzido a partir dos recursos naturais. O que acontece é que o conhecimento construído pela humanidade ao longo da história vai evoluindo e permite que novas técnicas sejam usadas para a transformação da natureza. De um lápis a um smartphone, tudo é natureza transformada.

Conheça o novo site da biblioteca (2)

Independente de gênero, raça, classe social ou quaisquer outras particularidades, todos devem trabalhar na produção da existência humana. Nesse sentido, não é justo que uns vivam do trabalho de outros. Portanto, em uma sociedade justa e igualitária, todos devem contribuir para que as resistências da natureza sejam superadas a fim de se obter segurança, alimento e conforto necessários à existência humana.

Conheça o novo site da biblioteca (3)

O conhecimento produzido pela humanidade vai se desenvolvendo e se renovando em um processo dialético, sendo passado de geração a geração. Nesse processo, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem papel preponderante ao formar para o trabalho com base no que de mais atual há na tecnologia. Logo, a EPT deve democratizar o conhecimento, do qual ninguém deveria ser excluído.

 Referências:

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e no ensino médio. In: GAUDÊNCIO FRIGOTTO, M. C. E. M. N. R. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 57-82.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: GAUDÊNCIO FRIGOTTO, M. C. E. M. N. R. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 106-127.