MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Biblioteca – Campus Leopoldina

Biblioteca Alberto Freire de Carvalho

CEFET-MG

DICAS PARA ENTREVISTAS DE EMPREGO!

Quarta-feira, 10 de março de 2021
Última modificação: Sexta-feira, 1 de julho de 2022

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Os processos de recrutamento e seleção realizados por empresas constituem-se a porta de entrada para o mundo do trabalho para grande parte da classe trabalhadora no país. O recrutamento é a fase que abastece o processo seletivo, enquanto a seleção, por sua vez, visa selecionar dentre os recrutados aqueles que mais se enquadram no perfil desejado para o cargo.

Há no mundo empresarial os recrutamentos interno e externo. O recrutamento interno busca privilegiar quem já faz parte da organização com oportunidades de crescimento dentro da mesma. Já o recrutamento externo busca no MRF (Mercado de Recursos Humanos) novos colaboradores para comporem a organização. Tudo isso na busca de preservar ou enriquecer o capital intelectual da empresa, formado pelo conhecimento, habilidade e atitude de seus colaboradores.

Um processo de recrutamento e seleção pode ter três diferentes modelos de decisão sobre candidatos, quais sejam:

  • Colocação- um só candidato e uma só vaga (deve-se admiti-lo).
  • Seleção- uma só vaga e vários candidatos (apenas o melhor será admitido).
  • Classificação- existem vários cargos e vários candidatos. Logo os melhores candidatos vão sendo alocado nos cargos para os quais apresentam o melhor perfil (candidato da organização e não de um cargo específico) (modelo mais completo e eficaz).

A entrevista de emprego

Entre os métodos utilizados nos processos de recrutamento e seleção empresarial está a entrevista. Essa fase da seleção, ao lado da análise do currículo, constitui-se em um dos mais consagrados e tradicionais métodos utilizados pelo setor de RH das empresas. Logo, quem deseja se sair bem e conseguir uma vaga de emprego deve se preparar para esse momento tão temido pelos candidatos.

Employee contender woman and impressed employer interviewer. Job interview, meet at table cartoon vector concept

Mas, afinal, o que você precisa ter em mente quando for convidado para uma entrevista de emprego?

Veja abaixo algumas das informações que você deve ter na ponta da língua. 

O porquê da escolha da carreira.

Você deve dar as razões pelas quais escolheu essa carreira. Logo, o entrevistador saberá, por exemplo, se foi influência da família, de amigos ou se foi vocação.

Fatos relevantes de alguma experiência profissional.

O entrevistador poderá indagar sobre sua carreira profissional pregressa. Contudo, principalmente para aqueles que já estão no mercado há algum tempo, não convém dar detalhes secundários, mas se deve focar nos eventos mais relevantes vividos na carreira até então.

Para estudantes ou recém-formados, cabe relatar participações em projetos do curso que simularam situações reais do dia a dia profissional.

Experiências de conquistas em termos de produtividade.

Ao ser indagado sobre o que construiu ao longo de sua carreira nas empresas onde passou, é hora de indicar suas principais contribuições em projetos que geraram lucro e crescimento.

Para estudantes e recém-formados cabe o mesmo raciocínio da questão anterior.

Motivações para entrar na empresa.

Hoje os ciclos profissionais estão cada vez mais curtos dentro das empresas. Logo, os recrutadores vão buscar descobrir as motivações que levam determinado candidato a buscar uma nova empresa para trabalhar.

Neste ponto é importante não colocar a questão salarial em primeiro lugar. Pois, embora seja uma questão importante para qualquer pessoa, a motivação deve estar para além do dinheiro.

O motivo do desligamento da empresa anterior, caso tenha havido.

Demissões não são raras no mundo empresarial, portanto, se você tenha sido desligado de seu antigo emprego o recrutador vai querer saber a motivação.

Geralmente, não há preconceitos neste sentido. Contudo, é preciso ser honesto com os fatos, pois o recrutador vai querer entender porque você e não outra pessoa foi desligada da empresa e começar mentido ou ludibriando os fatos não é um bom negócio para o candidato.

A pior dificuldade que enfrentou no trabalho.

Ao indagar qual foi seu pior dia de trabalho o recrutador vai querer explorar este evento para avaliar suas reações em momentos de adversidade. Aqui não há respostas certas ou erradas, mas não se deve esquecer que se está sendo avaliado.

Para estudantes, podem surgir perguntas sobre as dificuldades encontradas no curso, o que também permitirá ao entrevistador saber como o candidato lida com as tais situações adversas.

Situação que exigiu um esforço além do normal para se atingir um objetivo profissional.

Aqui o entrevistador irá querer medir seu nível de comprometimento com as tarefas que lhe são confiadas. Você deve, nesta hora, exaltar uma situação que, embora desgastante, trouxe resultados excelentes.

Seus resultados em avaliações de desempenho.

Caso você tenha vindo de alguma empresa que tenha o hábito de fazer avaliações individuais periódicas de seus colaboradores, certamente o recrutador vai querer saber como foram seus resultados nessas avaliações. Caso tenha tido alguma avaliação ruim em virtude, por exemplo, de não ter entregado algum trabalho a tempo, possivelmente o recrutador vai querer saber se você ao menos informou ao seu superior de forma prévia que não conseguiria terminar o trabalho.

Nesse aspecto, no caso de estudantes e recém-formados, os recrutadores podem indagar sobre o desempenho em atividades escolares e em estágios, o que poderá ser averiguado no currículo e no histórico escolar.

O que fez diante de obstáculos para realizar uma tarefa.

Obstáculos acontecem todos os dias, e aqui o recrutador quer ver o que você faz quando encontra um, como comunicar rapidamente ao superior o que ocorreu.

O que fez ao perceber alguma uma situação onde um colega precisava de ajuda.

Aqui o recrutador vai testar sua proatividade quanto à cooperação e trabalho em equipe. Através dessa questão você deverá relatar como percebeu a situação, o que você fez, como ajudou.

Veículo pelo qual se informa a respeito da profissão

Um bom profissional deve estar sempre atualizado sobre as novidades de sua profissão. Logo, o candidato deve estar preparado para dar as fontes da informação bem como a forma de acesso. Uma biblioteca – como a nossa – com livros, revistas e artigos atualizados pode ser uma boa fonte de informação confiável. Consulte nosso catálogo através do link <https://biblioteca.cefetmg.br/>.

Cargos de liderança já ocupados.

A partir dessa pergunta o recrutador vai sondar o perfil de liderança do candidato, se já treinou alguém e qual o seu entendimento sobre aprendizado. Para estudantes e recém-formados podem relatadas lideranças exercidas em atividades escolares.

Situações de convivência com chefe ou colega difícil.

Aqui se avaliará a capacidade que você tem de separar questões pessoais de questões profissionais. Aqui também, a depender do que considera ser uma pessoa difícil, poderá ser identificado se você tem o perfil para compor uma determinada equipe.

Como vê a questão da mobilidade.

Aproveitando o gancho acima, o recrutador poderá indagar de forma mais profunda sobre sua disponibilidade para viagens e mudanças de cidade.

É importante ter em mente que não basta dizer-se disponível, pois outras perguntas podem sugerir que as coisas não são tão simples. Por exemplo, a pessoa casada com um cônjuge que seja funcionário público municipal pode ser um entrave a uma possível mudança, já que não levar a família pode trazer consequências emocionais para o empregado.

O quão é importante para você de trabalhar naquela empresa.

Nesse ponto da entrevista o candidato deve sair do trivial e da bajulação e definir com clareza o motivo pelo qual procurou aquela oportunidade. Aqui há uma grande oportunidade para o candidato demonstrar conhecimento sobre a empresa, daí a importância de fazer pesquisas sobre a atividade fim da mesma, sua área de atuação, seu histórico e etc.

Referências:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

PATI, Camila. As 20 perguntas que mais aparecem em entrevistas de emprego. Exame, 20 de novembro de 2012. Disponível em: <https://exame.com/carreira/as-20-perguntas-que-mais-aparecem-nas-entrevistas-de-emprego/>.